Horário de Atendimento : Segunda a Sexta - 9:00 às 18:00
  Telefone : (21) 2643-2054

Aprenda cuidar bem da sua gengiva

Cuidar bem da sua gengiva

Devemos nos prevenir das doenças da gengiva também conhecidas de periodontopatia  é fundamental na saúde, pois ter saúde bucal é importante tanto na aparência, auto-estima, como na saúde geral de seu corpo.

Uma boca saudável é também aquela que proporciona uma boa mastigação que consequentemente trará uma boa digestão e uma melhor absorção dos nutrientes.

Placa Bacteriana

A “Placa Bacteriana” é a principal causa de cáries e das doenças da gengiva é uma película transparente que se forma sobre a superfície dos dentes e ao redor da linha das gengivas.

Alimentação

Uma dieta saudável é importante para a prevenção de doenças gengivais e se ter uma boca sem doenças. Evite alimentos que tenham açúcar em sua composição e bebidas ácidas, como os refrigerantes.

Gengivite e Periodontite

A Gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana sobre o tecido gengival. São sinais da gengivite: sangramento e inflamação gengival; mau hálito; mobilidade dos dentes; gengivas avermelhadas, inchadas ou que se afastam dos dentes; costuma ser indolor.

São sinais da Periodontite:

A inflamação persistente; reabsorção (perda) óssea; presença de bolsas periodontais; presença de pus; mau hálito; não há dor (justamente por este motivo, não se percebe a destruição que está ocorrendo durante a periodontite.

Os fumantes, devem ser alertar que a nicotina inibe o sangramento gengival, portanto estas pessoas devem tomar um cuidado maior, pois dificilmente ao escovar os dentes irá ter sangramento.

Periodontite é um dos fatores de risco para causar doenças, tais como:

Doença cardíaca
Doenças respiratórias

Para uma boa higienização da boca é necessário o uso de:

Escova dental
Fio dental
Cremes dentais
Enxaguatórios bucais

É fundamental que faça periodicamente uma visita ao dentista para uma reavaliação das condições de saúde bucal. A limpeza dental é extremamente importante, pois a placa bacteriana se acumula e endurece na superfície do dente, formando o tártaro.

Gostou das dicas?

Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de nossas atualizações  Curta agora!